8 de fev de 2016

Local de Fala




Tenho visto muitas pessoas confundindo sobre o que é local de fala. Não se se estão se confundindo ou se fazendo de sonsos, mas enfim... 

"Não existe local de fala! Isso é besteira! Isso é uma discussão! Não preciso ser negro para ser contra o racismo! Não preciso ser gay para ser contra a homofobia! Não preciso ser mulher para ser feminista! Isso é segregação!"

Quando alguém que não sofre determinada opressão, ela não pode falar daquilo com propriedade, não pode "expor" opinião daquilo que não sofre. Realmente, você não precisa fazer parte do oprimido para ser contra, mas precisa ser oprimido para falar sobre. Afinal, como você vai falar sobre aquela opressão que você não sofre na pele? Ouvindo falar? Lendo dados? Nada disso chega perto daquilo que o oprimido, realmente, sente.

As pessoas confundem o não poder falar sobre determinada opressão com perguntar. Perguntar é lógico que pode, desde que não seja deboche e nem faça o oprimido de Google. E você perguntar, não quer dizer que o oprimido tem a obrigação de te explicar, viu? Oprimido tem 0 obrigação de ser didático com opressor, tem 0 obrigação de ser amorzinho com opressor.

Ao contrário do que gostam de falar, pedir respeito ao local de fala, não é segregação. É pedir que o opressor escute caladinho a voz do oprimido, aprenda sobre a partir da voz dele! 

Ah, ter pai, avó, avô, amigos, primos não te isenta de ser racista, viu? Se você os usar para furar local de fala, estará fazendo token, ou seja, você se apropria de uma opressão (ou minoria) que não faz parte da sua vivência para justificar, defender ou explicar o seu ponto de vista. Você não tem o direito de usar uma minoria para se defender das acusações de racismo. 
Ser gay também não te isenta de ser machista misógino, ok? Ok. 

Jamais diga para o oprimido que a ciência é maior que a vivência, tá? Porque isso não faz o menor sentido! Você não pode usar o que leu para silenciar aquele que vive a opressão. Acredito que isso soa como ofensa! Dia desses um cara me chamou de burra por falar que discordo que ciência maior que a vivência. Eu JAMAIS vou aceitar que deslegitimem minha vivência com base em estudos! 

Enfim, quer desconstruir? Respeita o local de fala que sai todo mundo ganhando =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário