10 de nov. de 2015

Reflitam


Vim falar sobre uma coisa corriqueira, mas tão corriqueira que, talvez, vocês não percebam o quão problemático é.

 Sabem esses memes que fazem da Jiang falando "cebora" ou qualquer outra palavra, ou mesmo o maldito "pastel de flango"? Então, é super ofensivo. Por mais que, talvez, vocês não digam no sentido de tirar sarro, é ofensivo, irrita, machuca pra caramba. Por que? Porque a pessoa está se esforçando para falar o idioma que não é dela e vai uma outra que sabe falar o idioma a imita com um sorriso sarcástico no rosto. 

Uma vez, um freguês pediu fRaneRa pra minha funcionária, ela não entendeu, ele repetiu da mesma maneira, ela não entendeu e eu falei que ele queria flanela. Ela falou pra ele que não tinha entendido e ele pra mim "Mas não é assim que vocês falam?", falei que eu não e ele falou que os japoneses que ele conheceu falavam assim, expliquei que era porque não sabiam português direito e porque no alfabeto japonês, não tem a letra L. Quem falou que ele parou? Tem um outro que adora imitar os clientes chineses dele e sempre me irrita profundamente e por esse motivo, acabo tratando mal e sendo seca para ele ir embora logo e parar. Na época do "pastel de flango", reclamei MUITO na minha timeline do Facebook, do quanto era ofensivo.

Gostaria que refletissem um pouco sobre isso. É extremamente degradante ver nas novelas ou programas de tv os orientais estereotipados.

 Jamais "brinquem" com a etnia e/ou cor das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é Mal Comigo...

Você é mal comigo e eu não entendo o motivo. Uma hora estamos bem, se dando super bem, outra hora você me repele, depois volta c...