28 de set. de 2010

Rancor

Segundo o dicionário Aurélio:

Significado de Rancor

s.m. Ressentimento profundo e reservado decorrente de mágoa que se sofreu sem protesto; aversão não manifestada.


Rancor, um sentimento ruim e muito feio. Claro que a inveja também é horrorosa, mas existe a "inveja saudável", aquela que você se esforça para ter um igual ou até melhor.


Confesso que já fui de guardar rancor, não perdoava mesmo, o que acontecia é eu esquecer o que aconteceu, mas como eu já me afastava da pessoa então não fazia diferença se eu lembrava ou não! xD

Eu mudei depois de um certo episódio que aconteceu, acho que, em 2008 , eu aprendi a perdoar. Por que? Porque percebi que eu estava me acabando sozinha, afinal, a pessoa por quem eu estava guardando mágoa não estava nem aí pra mim, nem fazia ideia do quanto eu estava me remoendo. O rancor vai nos comendo por dentro nos deixando cada vez mais tristes e por vezes podemos entrar em depressão. Eu nunca cheguei à esse ponto porque, Graças a Deus, minha cabeça sempre estava cheia então não me dava tempo de ficar pensando no assunto e/ou pessoa. Mas me pegava pensando de vez enquando, ficava com dor de cabeça e respectivamente de cara feia e, sem querer, acabava tratando mal as pessoas ao meu redor. Depois disso, comecei a pensar no que valia carregar aquilo comigo? Faria de mim uma pessoa melhor? Eu estava me sentindo melhor por isso? E a resposta para tudo foi: NÃO.

Tem pessoas que se acham melhores por guardar rancor, algumas dessas pessoas por algum motivo, se acham "prepotentes". Já me disseram que perdoar é para os fracos. Eu já acho o contrário, quem perdoa é divino. Quem perdoa que é realmente uma pessoa grandiosa. Não estou querendo dizer que sou uma pessoa grandiosa, mas a capacidade de perdoar é que é grandioso. Será que me fiz entender? Ah como é duro ser complicada! xD Voltando, quem guarda rancor que eu acho que é uma pessoa realmente fraca, pois está se destruindo aos poucos. Pode não estar mostrando fraqueza para os outros, mas para você mesma o que é bem pior.

Tem pessoas que acham que perdoar é fingir que nada aconteceu e/ou é ser falsa. Não, não é bem por aí. Eu perdôo, mas não esqueço o que a pessoa fez comigo. Tem gente que realmente perdoa e esquece o que a pessoa fez, já pra mim não funciona bem por aí. Perdoar não é agir com falsidade e sim não punir mais pelo "deslize".
Perdoar é dar segunda chance? Talvez, mas eu já fico com o pé atrás com essa pessoa. Posso voltar a conversar, mas com certeza, pelo menos comigo, não vai voltar a ser como era antes. Pode ser que melhore, mas aí a pessoa que vai ter que provar pra mim que ela merece novamente a minha confiança. Não que estou me achando, é uma coisa minha. Confiança eu acho uma coisa muito valiosa para dar pra qualquer um e depois jogar fora...

Voltando ao assunto xD Tem pessoas que dizem "Eu guardo rancor. Já tentei mudar, mas não consegui." Sabe, quando se quer mudar, não é na base do "vou tentar" e sim na base do "vou mudar!". Eu acho que se fica apenas no "vou tentar", você não está realmente convicto de que quer mudar e/ou de que vai realmente conseguir mudar. Mas se for no "vou mudar!", acredito que algo dentro de você já mude por causa da sua convicção, da sua força de vontade de realmente querer mudar e se sentir uma pessoa melhor.

Saber perdoar eu garanto que é um belo de um alívio! Quem já me machucou, tem as portas abertas para voltar a falar comigo, desde que não seja na base da falsidade. Também não rola vir conversar comigo como se nada tivesse acontecido, porque eu acho que falar sobre o assunto é limpar de uma vez por todas o acontecido e deixar no passado.

É difícil? Um pouco, mas não impossível. Vai depender muito da sua força de vontade. Eu consegui e garanto que não é coisa de outro mundo!

Então é isso, perdoe sempre, você se sentirá mais leve! A outra pessoa não te perdoou? Não importa, o que mais importante é você estar se sentindo bem consigo mesma, é você estar com o coração limpo e em paz!

5 comentários:

  1. Yah, o gatinho vai ficar com frio!!!..
    hsuahsuashashua
    Eu tenho uma frase que eu levo comigo sempre: Confiença só se perde uma vez.

    Rancor é coisa para fracos, eu ja senti mto rancor da minha propria irmã, ficava com raiva pq ela agia como se nada tivesse acontecido, agora ela enfrenta isso com nosso pai. "A vida não castiga, apenas ensina" - vi essa frase em um livro. Guardar rancor pode destruir uma pessoa por dentro, conheço alguem que é mto rancorosa e parece que nunca vai mudar....

    Gostei do Post Yah...
    Parabens por ter deixado de ser rancorosa.!
    S2~

    ResponderExcluir
  2. É mtu bom qdo vc aprende a perdoar as pessoas, isso já tira um grande peso das nossas costas msm. ^^

    Poucas vezes guardei mágoas, mas eu acho até engraçado por eu esquecer mtu rápido das coisas ruins, sempre dei segunda chance pra maioria das pessoas. Minha irmã diz que eu sou bobinha por sempre estar perdoando facilmente as pessoas, mas eu levo isso como uma qualidade (mas eu sei q por mtas vezes eu sou xD).

    ResponderExcluir
  3. Eu sei lá... não perdôo tudo não, não digo que sou rancoroso, apenas que tenho boa memória, depende muito do acontecido...

    Perdoar alguém que fez algo que você não gostou é facil para mim, sou até meio bobinho, muitas pessoas ja me passaram a perna por isso, por ser muito prestativo, e mesmo quando vejo que quebrei a cara deixo pra lá...

    Porém, não perdôo aqueles que se mostraram serem justamente o oposto do que eu achava, odeio falsidade, eu deixo bem claro quando não vou com a cara de alguém, mesmo que seja alguém que nunca me fez nada, ja sei que não é o tipo de pessoa que darei bem, então ja mostro de cara uma certa repulsa... Mas voltando ao assunto, odeio gente que me trata bem na frente e fala mal de mim pelas costas, quando descubro não perdôo de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
  4. Hwaiting!!!

    Não eh dificil ser uma pessoa melhor!! ^^,

    ResponderExcluir
  5. Rancor ......CANSA ¬¬

    Vc o guarda, deixa de viver momentos bons, trava uma luta intelectual com seu "eu" pra no máximo se tornar uma pessoa PIOR...
    Vc fica doente, fica 'mau' e 'mal'...
    O mundo conspira contra vc...
    Onde vc pisa a grama morre...
    Onde vc chega, o lugar vira fantasma...
    E no fim....vc nada e morre na praia... Exausto! não, não! ser rancoroso só dá trabalho.

    Perdoar é o básico.
    "perdoe pra ser perdoado um dia"
    Essa frase já era velha desde que o mundo é mundo, então pq não segui-la?
    Perdoe...pq daí pra frente, só depende da confiança traçar um rumo diferente aos fatos do passado, consciência limpa é importante, sendo que "o importante", vc já o fez.

    v^^v

    ResponderExcluir

Você é Mal Comigo...

Você é mal comigo e eu não entendo o motivo. Uma hora estamos bem, se dando super bem, outra hora você me repele, depois volta c...