14 de set de 2010

Palavras



Palavras são poderosas. Uma palavra pode ferir muito mais do que 100 pedradas. Não que eu já tenha levado pedrada para saber, mas é que dor física logo passa já dor "sentimental" demora a cicatrizar. Quem lê isso aqui deve pensar que sou a "dona sentimental", mas não eu não sou toda sentimental, não sou de me magoar fácil.

Sempre tento tomar o máximo de cuidado com as palavras, ainda mais na internet pois as pessoas podem interpretar de outra maneira já que não há a entonação da voz. Claro que tem vezes que o que eu escrevendo "soando" meio grosseiro, mas é porque acabo não encontrando a palavra certa para me expressar, muitas vezes elas "fogem" da minha mente. Fora que tem vezes que consigo me expressar melhor em japones u_u

Fico chateada com algumas coisas que leio, ainda mais se vindo de alguém que gosto, tenho carinho. Fico chateada também quando vejos as pessoas apenas jogando as palavras sem ter a mínima noção do estrago que pode causar. Ao dizer as palavras muitas vezes é o que a pessoa realmente deseja, já se atirar uma pedra é só a raiva do momento. O que você diz/ escreve pode ser irreversível por isso, muito cuidado. Afinal, cada um entende o que quer e da maneira que quer e algumas pessoas tendem a "captar" apenas o sentido negativo da coisa, por mais que você não esteja falando negativamente a pessoa consegue "enxergar" o lado ruim. Mas tem aquelas que enxergam o lado ruim de tudo sempre, aí não tem jeito.

Uma pessoa muitas vezes pode se tornar complexada por palavras maldosas das outras pessoas, exemplo: já escutei de muitas pessoas que sou feia e que nunca conseguiria ninguém. Por um bom tempo eu acreditei nessas palavras e da última vez que levei um fora, me fechei por completo no sentido : apaixonar. Mesmo amigos eu nunca tive muitos por medo de me machucar novamente. Já ouvi palavras horriveis que diziam em meio às "brincadeiras". Por mais que tenha sido um bom tempo atrás e por mais que eu queira me livrar disso, é dificil. É dificil porque foi por um longo tempo e várias pessoas te dizendo a mesma coisa todos os dias. Já consegui melhorar bastante nesse aspecto, mas ainda tenho muitos complexos e um pouco de medo.

Bem que as palavras poderiam ser apenas para beneficiar... Eu li numa matéria da revista Veja de uma pesquisa que dizia que elogiar demais deixa a pessoa burra, isso por quê? Porque o cérebro tendem a se acomodar apenas naquele elogio e com medo de fracassar não se arrisca em algo maior. Um exemplo que a revista deu: eles deram uma prova, pra metade dos alunos disseram "Vocês foram ótimos! Parabéns!" e para outra metade "Você se esforçou bastante, continue assim!". Num outro dia deram a opção de prova mais difícil e prova igual a anterior, os "inteligentes" optaram que por pegar a prova igual a anterior já os "esforçados" optaram pela dificil. Numa outra vez foi prova dificil para todos e o resultado foi que os "inteligentes" caíram 13% enquanto os "esforçados" aumentaram 7% ! Por isso estava escrito que ao invés de elogiar com belas palavras e blábláblá, façam sempre no sentido de fazer a pessoa crescer e não apenas dizer que está bárbaro e maravilhoso daquele jeito! Será que me fiz entender? Provávelmente não xD

Bom eu ia falar mais coisas, mas acabei esquecendo >_< Então fica só isso mesmo, até porque acho que aqui ficou meio enrolado! xD

3 comentários:

  1. Achei interessante esta reportagem da Veja e faz sentido.

    Yah, mas por que este post? Aconteceu algo que te magoou? As palavras são realmente poderosas, e a palavra falada é ainda mais, pois ela vem adornada com a voz, os gestos, a expressão do rosto. A palavra escrita pode nos confundir. Quantas vezes não nos sentimos meio 'agredidos' por mensagens no MSN, pra depois a pessoa dizer que não quis ser agressiva?

    A verdade é que devemos pensar antes de falar algo, pois como diz o ditado, a palavra dita não tem volta.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei o poder q tem uma pedrada, levei uma no meu supersilho uma vez querendo defender meu primo de um guri maor q ele!!!


    E concorso super com o comentari da Onni, uma palavra pode ter varios sentidos!!

    ResponderExcluir
  3. A reportagem fala por si só....
    Realmente palavras tem poder mesmo!
    Elas têm o poder de começar guerras ou findá-las.
    Com elas podem estar a felicidade ou a desgraça de uma pessoa..
    Elas são assustadoras, tem gente que prefere o diabo do que ouvir algo que não deveria escutar.
    Certas palavras machucam fisicamente, dói ouvi-las, mas a dor do peito vc tem que encarar....
    Palavras dão medoooooo O_o

    ResponderExcluir